23 janeiro 2007

A china que deveríamos conhecer!

Assistindo nesses dias um Documentário sobre a China vi uma China que nenhum outro lugar mostrava tão claramente. Pelo menos no quesito sociedade. Não no quesito vidas humanas.Aquilo lá é uma barbárie. Uma barbárie mista de Capitalismo corrosivo com Comunismo indecente. Aquilo lá é indecente mesmo!
Vocês sabiam que na China, justamente em uma das regiões mais prósperas, existe uma cidade onde seus ricos e capitalistas empresários importam toneladas e mais toneladas de lixo tecnológico? Lê-se lixo tecnológico tudo que é eletrônico ultrapassado, com defeito, fora de linha, fora de uso e afins... Pra que eles importam? Claro pra reciclar.... Mas onde está o problema? Reciclar não é bom? Então, o problema está no seguinte: O lixo que essas empresas importam é um lixo aparentemente limpo, mas quem acha que ele o é, está redondamente enganado. O lixo tecnológico contém mais de 40 substâncias tóxicas dentre elas o chumbo e o mercúrio. Essas empresas importam além do lixo pessoas do interior, que depois de passarem a vida inteira trabalhando nos campos de arroz vêem nessa oportunidade a possibilidade de ganhar três dólares por hora, valor dezenas de vezes superior ao ganho de um trabalhador do campo. Mas na maioria das vezes, os trabalhadores levam consigo suas famílias, algumas vezes por necessidade mais mão de obra. Em algumas fotos pode-se encontrar crianças de menos de 10 anos meio ao monte de aparelhos destroçados. Nestes casos as crianças permanecem constantemente em contato com as referidas substâncias tóxicas e por isso, a porcentagem de crianças contaminadas chega facilmente a 80%. Vê-se no local a total falta de respeito que os Chineses tem com a vida. Trabalhadores não usam o mínimo de proteção para trabalhar em meio aos restos do mundo moderno. Luvas? Não se vê. Máscaras, só alguns usam, pois os gases provenientes do processo que derretimento dos metais e do plástico causam constantes náuseas e não raramente, desmaios, causando perda de produção! Adoro achar culpados pras aberrações, pras atrocidades que o ser humano faz. Nesse caso é fácil. Quem vende pros chineses, os chineses que compram, quem inventou o capitalismo, quem transformou o comunismo e por aí vai!!!!!
Mas os problemas dos chineses não param por aí. O documentário mostrou uma geração de atletas que estão se formando. Crianças em torno de dez anos, trabalham constantemente para serem usados nas olimpíadas de Pequim em dois mil e oito. Serem usados na olimpíada? Que maneira feia de se falar! Feia, mas real. Essas crianças foram retiradas do seio familiar aos dois anos de idade, isso mesmo DOIS ANOS e convivem desde então, seis dias por semana nos complexos esportivos que criam as maquinas esportivas que vemos de quatro em quatro anos.
É de quebrar o coração ver a carinha da menina falando da falta que sente dos pais, mas o pior é a raiva que sentimos depois de ver como são maltratadas por não conseguirem atingir as metas impostas pelos treinadores. Cara! A menina tinha 12 anos, e foi participar de três eliminatórias. Primeiro ela foi no solo! Olha, não entendo de ginástica olímpica, mas oq aquela menina fez no solo faria a Daiane “Escarpada” dos Santos tremer na base. Depois ela foi se apresentar na trave. Caiu várias vezes e tomou um sermão que faria até o Robson Caetano rebolar! Depois foi a vez do trapésio! É aí que vc vê o que dez anos de ginástica faz com um ser humano. Meu, aquela menina parecia uma máquina. Perfeito! Ela pulava, dobrava, torcia e o rostinho nem se mexia, ela parecia uma prostituta frígida! Uma máquina!
Tem muito mais que nem acharia linha pra descrever, mas algumas coisas me pareceram positivas. Vi lá um exemplo perfeito. Uma mulher de uns 28 anos. Filha única como todos de sua geração, conseqüência do cruel “Programa do único filho por casal” imposto pelo sanguinário governo chinês. Sua mãe e seu pai planejaram para ela uma vida perfeita para toda mulher chinesa. Casar ter um filho e cuidar de seu marido pelo resto da vida, sendo submissa ao extremo. Mas não foi isso oq aconteceu. Ela desafiou a sociedade e sua família, estudou e se tornou uma executiva de sucesso. Deu aos pais conforto. Deu a ela própria, o conforto. Veja o que é uma vencedora. Mas infelizmente ela sofre discriminação. Nenhum homem a quer..... Que pena!
Um pais que se mostra vivo e prospero, prometendo ser a nova potencia global, vivendo nesse atraso, com essa sociedade feudal e sub-humana!

Será que é esse o futuro que queremos???

Nenhum comentário: